Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16181
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O impacto da variação de índices econômicos brasileiros na área de suprimentos indiretos: uma análise de uma rede varejista de combustíveis
Author(s)/Inventor(s): Ribeiro, Thiago Borges
Advisor: Niño, Laura Marina Valencia
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar como a variação dos índices econômicos brasileiros impactam na área de suprimentos indiretos de uma rede varejista de combustíveis, buscando limitar os impactos medidos pela variação dos índices durante a pandemia do COVID-19. Para isso o referencial teórico foi divido em duas partes, uma com conceitos de cadeia de suprimentos e relacionamento entre compradores e fornecedores e outra contendo os conceitos dos principais índices econômicos brasileiros utilizados como índice de reajuste contratual. Na parte da metodologia foi feita uma pesquisa qualitativa e como método de análise foi feita uma busca documental a partir da verificação de um relatório de contratos da empresa estudada e da variação histórica dos índices abordados nos sites do Banco Central do Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, FGV Instituo Brasileiro de Economia. A partir do tratamento de dados do relatório da empresa estudada, foi identificado que os índices de reajuste mais utilizados pela área de suprimentos são o INCC, IGP-M, IPCA e a variação cambial do dólar, índices que tiveram variações atípicas durante a pandemia. Além da pesquisa documental foi aplicada uma entrevista estruturada de oito perguntas aos compradores da rede varejista de combustíveis. Após a consulta nos sites e aplicação da entrevista, foram identificados os diversos impactos que a área de suprimentos sofre com a variação dos índices estudados e quais ações podem ser tomadas para evitar esses impactos.
Keywords: Indicadores econômicos
Variação cambial
Contratos
Suprimentos
Varejo
Combustível
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIBEIRO, Thiago Borges. O impacto da variação de índices econômicos brasileiros na área de suprimentos indiretos: uma análise de uma rede varejista de combustíveis. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TBRibeiro.pdf562.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.