Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16181
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O impacto da variação de índices econômicos brasileiros na área de suprimentos indiretos: uma análise de uma rede varejista de combustíveis
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Thiago Borges
Tutor: Niño, Laura Marina Valencia
Resumen: O presente trabalho tem por objetivo analisar como a variação dos índices econômicos brasileiros impactam na área de suprimentos indiretos de uma rede varejista de combustíveis, buscando limitar os impactos medidos pela variação dos índices durante a pandemia do COVID-19. Para isso o referencial teórico foi divido em duas partes, uma com conceitos de cadeia de suprimentos e relacionamento entre compradores e fornecedores e outra contendo os conceitos dos principais índices econômicos brasileiros utilizados como índice de reajuste contratual. Na parte da metodologia foi feita uma pesquisa qualitativa e como método de análise foi feita uma busca documental a partir da verificação de um relatório de contratos da empresa estudada e da variação histórica dos índices abordados nos sites do Banco Central do Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, FGV Instituo Brasileiro de Economia. A partir do tratamento de dados do relatório da empresa estudada, foi identificado que os índices de reajuste mais utilizados pela área de suprimentos são o INCC, IGP-M, IPCA e a variação cambial do dólar, índices que tiveram variações atípicas durante a pandemia. Além da pesquisa documental foi aplicada uma entrevista estruturada de oito perguntas aos compradores da rede varejista de combustíveis. Após a consulta nos sites e aplicação da entrevista, foram identificados os diversos impactos que a área de suprimentos sofre com a variação dos índices estudados e quais ações podem ser tomadas para evitar esses impactos.
Materia: Indicadores econômicos
Variação cambial
Contratos
Suprimentos
Varejo
Combustível
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: may-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RIBEIRO, Thiago Borges. O impacto da variação de índices econômicos brasileiros na área de suprimentos indiretos: uma análise de uma rede varejista de combustíveis. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TBRibeiro.pdf562.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.