Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16222
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Liana Albernaz de Melo-
dc.contributor.authorTinoco, Michelle Cristiane Freire-
dc.date.accessioned2022-02-10T17:14:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:52Z-
dc.date.issued2009-08-26-
dc.identifier.citationTINOCO, Michele Cristiane Freire. Medicalização da infância: contribuição da saúde e da educação. 2009. 36 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde Materno Infantil, Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16222-
dc.description.abstractThis work examines the processes of medicalization of school focusing on the construction of a normal pattern for the child, addressing some issues that led to the creation of knowledge in school context, deconstructing processes already naturalized, mapping certain practices and discourses of biomedical rationality. The discussion proposal should not cover material discussed or indicate solutions but reflect about the process of building the educational processes to be pointed out new opportunities for action. Some alternatives are necessary to think and discuss the emergence of disciplining and the need for a homogeneous profile of student. I fetch understand the contributions of know medico legitimate speeches educators front of the proportions of those with learning difficulties possible mental health disorders.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectMedicalizationpt_BR
dc.subjectEducational spacept_BR
dc.subjectSubjetivitypt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.titleMedicalização da infância: contribuições da saúde e da educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4217296255077898pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7386579499127612pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho analiso os processos de medicalização do espaço escolar focalizado no processo de construção de um padrão de normalidade para a criança, abordando algumas questões que levaram à constituição de saberes no contexto escolar, desconstruindo processos já naturalizados, mapeando algumas práticas e discursos da racionalidade biomédica. A discussão proposta não tem a pretensão de esgotar o material abordado ou indicar soluções, mas refletir a respeito do processo de construção de processos educacionais a fim de que sejam apontadas novas possibilidades de atuação. Algumas alternativas são necessárias para se pensar e problematizar a emergência da disciplinarização e da necessidade de estabelecer um perfil homogênico de estudante. Busco compreender as contribuições do saber médico na legitimidade dos discursos dos educadores, frente ao estabelecimento da relação entre as dificuldades de aprendizagem com os possíveis transtornos de Saúde Mental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMaternidade Escolapt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCFTinoco.pdf5.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.