Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/16222
Especie: | Trabalho de conclusão de especialização |
Título : | Medicalização da infância: contribuições da saúde e da educação |
Autor(es)/Inventor(es): | Tinoco, Michelle Cristiane Freire |
Tutor: | Bastos, Liana Albernaz de Melo |
Resumen: | Neste trabalho analiso os processos de medicalização do espaço escolar focalizado no processo de construção de um padrão de normalidade para a criança, abordando algumas questões que levaram à constituição de saberes no contexto escolar, desconstruindo processos já naturalizados, mapeando algumas práticas e discursos da racionalidade biomédica. A discussão proposta não tem a pretensão de esgotar o material abordado ou indicar soluções, mas refletir a respeito do processo de construção de processos educacionais a fim de que sejam apontadas novas possibilidades de atuação. Algumas alternativas são necessárias para se pensar e problematizar a emergência da disciplinarização e da necessidade de estabelecer um perfil homogênico de estudante. Busco compreender as contribuições do saber médico na legitimidade dos discursos dos educadores, frente ao estabelecimento da relação entre as dificuldades de aprendizagem com os possíveis transtornos de Saúde Mental. |
Resumen: | This work examines the processes of medicalization of school focusing on the construction of a normal pattern for the child, addressing some issues that led to the creation of knowledge in school context, deconstructing processes already naturalized, mapping certain practices and discourses of biomedical rationality. The discussion proposal should not cover material discussed or indicate solutions but reflect about the process of building the educational processes to be pointed out new opportunities for action. Some alternatives are necessary to think and discuss the emergence of disciplining and the need for a homogeneous profile of student. I fetch understand the contributions of know medico legitimate speeches educators front of the proportions of those with learning difficulties possible mental health disorders. |
Materia: | Medicalização Espaço escolar Subjetividade Infância Medicalization Educational space Subjetivity Childhood |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL |
Programa: | Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil |
Unidade de producción: | Maternidade Escola |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 26-ago-2009 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | TINOCO, Michele Cristiane Freire. Medicalização da infância: contribuição da saúde e da educação. 2009. 36 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Saúde Materno Infantil, Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
Aparece en las colecciones: | Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCFTinoco.pdf | 5.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.