Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16278
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada: percepção de discentes de enfermagem |
| Other Titles: | Play strategies in the care of hospitalized children: perception of nursing students |
| Author(s)/Inventor(s): | Sá, Isabella Camargo Tannos Ferreira de |
| Advisor: | Silva, Thiago Privado da |
| Abstract: | A utilização de estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada se apresenta como importante demanda no contexto pediátrico, haja vista que o brincar se revela na infância, como condição que favorece um efetivo desenvolvimento da criança. Em que pese a criança hospitalizada, há de se destacar a importância do lúdico no cuidado em saúde, ao passo que o processo de hospitalização se constitui como uma experiência traumática e estressante, sobretudo para o público infantil, uma vez que implica em mudanças na dinâmica de vida. O presente trabalho objetivou compreender a percepção de discentes de enfermagem sobre o uso de estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada e relacionar a percepção desses ao processo de ensino-aprendizagem da referida temática no curso de graduação em Enfermagem ao qual estão vinculados. Metodologia: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, com a participação de 17 discentes matriculados do 8º ao 10º período do Curso de Enfermagem da UFRJ Campus Macaé. Utilizou-se como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, através da plataforma denominada “GoogleMeet”, gravada por meio digital e transcrita na íntegra, submetidas a análise de conteúdo na modalidade temática, em consonância com os aspectos éticos da Resolução 466/2012. Resultados: Emergiram os seguintes temas: Atribuindo significados ao lúdico; Fatores limitadores e facilitadores para o desenvolvimento do lúdico; Aspectos relacionados a hospitalização infantil; e Percebendo o ensino do cuidado à criança hospitalizada. Considerações finais: Pode-se inferir as inúmeras contribuições do lúdico nas relações de cuidado com a criança, assim como os fatores intervenientes (desafios e potencialidades) que envolvem a aplicabilidade dessas estratégias no ambiente pediátrico. Por fim, constatou-se uma insuficiência teórico-prática quanto ao ensino do lúdico durante a graduação de Enfermagem por parte dos discentes, os quais perceberam a necessidade de uma abordagem mais extensa na academia ao propor uma reestruturação curricular. |
| Keywords: | Jogos e brinquedos Criança hospitalizada Estudantes de enfermagem Enfermagem pediátrica Play and playthings Child hospitalized Students nursing |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA |
| Production unit: | Instituto de Enfermagem |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2-Jun-2021 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | SÁ, Isabella Camargo Tannos Ferreira de. Estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada: percepção de discentes de enfermagem. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021. |
| Appears in Collections: | Enfermagem |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Sa_Isabella _TCC.pdf | 753.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.