Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16305
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: As implicações das aulas de Biologia no entendimento dos educandos sobre doação de órgãos
Author(s)/Inventor(s): Brito, Jéssica Corrêa de
Advisor: Souza, Luciane Aparecida de
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar como as aulas de Ciências Biológicas ministradas para o 3º ano do Ensino Médio, das escolas públicas estaduais na cidade de Paraíba do Sul/RJ, tratam o tema doação de órgãos e tecidos dentro do Ensino de Biologia. Propõe uma investigação no sentido de compreender se esse ensino pode influenciar no entendimento dos educandos e suas decisões futuras quanto ao assunto. Dessa forma, o presente estudo foi construído com uma revisão bibliográfica sobre a temática posta, com uma abordagem qualitativa e com a utilização do questionário como coleta de dados de pesquisa. Dúvidas e “tabus” sobre o assunto foram o ponto chave para que a análise realizada apontasse a escola (talvez) não esta preparada para resolver amplamente os assuntos que surgem no cotidiano dos alunos. Como a doação de órgãos e tecidos do corpo humano, considera-se como um imenso ato de solidariedade ao próximo, talvez coubesse à escola (juntamente com a família) o papel de orientar e esclarecer sobre o tema aos estudantes.
Keywords: Obtenção de tecidos e órgãos
Biologia
Ensino fundamental e médio
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BRITO, Jéssica Corrêa de. As implicações das aulas de Biologia no entendimento dos educandos sobre doação de órgãos – Polo Alencar Ramos Jacob – Três Rios/RJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCBrito.pdf660.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.