Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16305
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | As implicações das aulas de Biologia no entendimento dos educandos sobre doação de órgãos |
Author(s)/Inventor(s): | Brito, Jéssica Corrêa de |
Advisor: | Souza, Luciane Aparecida de |
Abstract: | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar como as aulas de Ciências Biológicas ministradas para o 3º ano do Ensino Médio, das escolas públicas estaduais na cidade de Paraíba do Sul/RJ, tratam o tema doação de órgãos e tecidos dentro do Ensino de Biologia. Propõe uma investigação no sentido de compreender se esse ensino pode influenciar no entendimento dos educandos e suas decisões futuras quanto ao assunto. Dessa forma, o presente estudo foi construído com uma revisão bibliográfica sobre a temática posta, com uma abordagem qualitativa e com a utilização do questionário como coleta de dados de pesquisa. Dúvidas e “tabus” sobre o assunto foram o ponto chave para que a análise realizada apontasse a escola (talvez) não esta preparada para resolver amplamente os assuntos que surgem no cotidiano dos alunos. Como a doação de órgãos e tecidos do corpo humano, considera-se como um imenso ato de solidariedade ao próximo, talvez coubesse à escola (juntamente com a família) o papel de orientar e esclarecer sobre o tema aos estudantes. |
Keywords: | Obtenção de tecidos e órgãos Biologia Ensino fundamental e médio |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Production unit: | Instituto de Biologia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | BRITO, Jéssica Corrêa de. As implicações das aulas de Biologia no entendimento dos educandos sobre doação de órgãos – Polo Alencar Ramos Jacob – Três Rios/RJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JCBrito.pdf | 660.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.