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http://hdl.handle.net/11422/16317
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Leal, Rachel Nunes | - |
dc.contributor.author | Silva, Romulo Bianchini da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-21T13:13:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:54Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Romulo Bianchini. Saerjinho: uma análise com base na Taxonomia de Bloom. 75 f. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16317 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Classificação | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Uma análise com base na taxonomia de Bloom | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3443175699928750 | pt_BR |
dc.description.resumo | Existem muitos instrumentos para apoiar o planejamento didático-pedagógico, a definição de objetivos educacionais e a escolha de instrumentos de avaliação. A Taxonomia dos Objetivos Educacionais, mais conhecida por Taxonomia de Bloom, é um desses instrumentos, criada por Benjamin Bloom e outros estudiosos com a finalidade de classificar os objetivos educacionais. O presente trabalho apresenta a Taxonomia de Bloom e suas modificações ocorridas nos últimos anos, bem como algumas definições sobre o que é Avaliação. O objetivo deste trabalho foi estudar os conceitos e aplicações dos níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom nas provas de Biologia do Saerjinho (avaliação bimestral padronizada da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro). Os resultados mostraram uma prevalência de itens classificados nos níveis mais baixos do Domínio Cognitivo da Taxonomia de Bloom e classificou esta avaliação como exclusivamente quantitativa. Tais resultados demonstram que o Saerjinho não avalia a capacidade de analisar e criticar do aluno, por isso não garante uma aprendizagem significativa ao educando. Os resultados também mostraram que o Saerjinho é uma avaliação que desconsidera as particularidades regionais e as diferenças dentro da aprendizagem, portanto não se adequá à realidade de todos os estudantes da rede estadual de ensino, o que confirma a necessidade de reformulação dessa avaliação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
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