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dc.contributor.advisorLeal, Rachel Nunes-
dc.contributor.authorSilva, Romulo Bianchini da-
dc.date.accessioned2022-02-21T13:13:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Romulo Bianchini. Saerjinho: uma análise com base na Taxonomia de Bloom. 75 f. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16317-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClassificaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUma análise com base na taxonomia de Bloompt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3443175699928750pt_BR
dc.description.resumoExistem muitos instrumentos para apoiar o planejamento didático-pedagógico, a definição de objetivos educacionais e a escolha de instrumentos de avaliação. A Taxonomia dos Objetivos Educacionais, mais conhecida por Taxonomia de Bloom, é um desses instrumentos, criada por Benjamin Bloom e outros estudiosos com a finalidade de classificar os objetivos educacionais. O presente trabalho apresenta a Taxonomia de Bloom e suas modificações ocorridas nos últimos anos, bem como algumas definições sobre o que é Avaliação. O objetivo deste trabalho foi estudar os conceitos e aplicações dos níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom nas provas de Biologia do Saerjinho (avaliação bimestral padronizada da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro). Os resultados mostraram uma prevalência de itens classificados nos níveis mais baixos do Domínio Cognitivo da Taxonomia de Bloom e classificou esta avaliação como exclusivamente quantitativa. Tais resultados demonstram que o Saerjinho não avalia a capacidade de analisar e criticar do aluno, por isso não garante uma aprendizagem significativa ao educando. Os resultados também mostraram que o Saerjinho é uma avaliação que desconsidera as particularidades regionais e as diferenças dentro da aprendizagem, portanto não se adequá à realidade de todos os estudantes da rede estadual de ensino, o que confirma a necessidade de reformulação dessa avaliação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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