Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16317
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Uma análise com base na taxonomia de Bloom
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Romulo Bianchini da
Tutor: Leal, Rachel Nunes
Resumen: Existem muitos instrumentos para apoiar o planejamento didático-pedagógico, a definição de objetivos educacionais e a escolha de instrumentos de avaliação. A Taxonomia dos Objetivos Educacionais, mais conhecida por Taxonomia de Bloom, é um desses instrumentos, criada por Benjamin Bloom e outros estudiosos com a finalidade de classificar os objetivos educacionais. O presente trabalho apresenta a Taxonomia de Bloom e suas modificações ocorridas nos últimos anos, bem como algumas definições sobre o que é Avaliação. O objetivo deste trabalho foi estudar os conceitos e aplicações dos níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom nas provas de Biologia do Saerjinho (avaliação bimestral padronizada da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro). Os resultados mostraram uma prevalência de itens classificados nos níveis mais baixos do Domínio Cognitivo da Taxonomia de Bloom e classificou esta avaliação como exclusivamente quantitativa. Tais resultados demonstram que o Saerjinho não avalia a capacidade de analisar e criticar do aluno, por isso não garante uma aprendizagem significativa ao educando. Os resultados também mostraram que o Saerjinho é uma avaliação que desconsidera as particularidades regionais e as diferenças dentro da aprendizagem, portanto não se adequá à realidade de todos os estudantes da rede estadual de ensino, o que confirma a necessidade de reformulação dessa avaliação.
Materia: Classificação
Ensino médio
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Unidade de producción: Instituto de Biologia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Romulo Bianchini. Saerjinho: uma análise com base na Taxonomia de Bloom. 75 f. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RBSilva.pdf3.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.