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dc.contributor.advisorVaz, Paulo Roberto Gibaldi-
dc.contributor.authorSilva, Laís Giupponi de Souza-
dc.date.accessioned2022-03-13T02:20:38Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:56Z-
dc.date.issued2018-01-01-
dc.identifier.citationSILVA, Laís Giupponi de Souza. Da hostilidade à psicofobia: uma discussão social de preconceito nos meios de comunicação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16428-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPreconceitospt_BR
dc.subjectHostilidadept_BR
dc.titleDa hostilidade à psicofobia: uma discussão social de preconceito nos meios de comunicaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Costa, Nicole Sanchotene Freire da-
dc.contributor.referee1Amaral, Marcio Tavares d'-
dc.contributor.referee2Antoun, Henrique-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a análise dos deslocamentos do conceito de preconceito e do conceito de doença mental, que permitiram o surgimento do que atualmente se chama “Psicofobia”, ou seja, o preconceito contra os portadores de Transtornos Mentais. A pretensão da pesquisa é compreender qual a função contemporânea da denúncia de preconceito. Para tal, a proposta é analisar uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria, composta por vídeos postados no YouTube sobre o tema, para entender a dinâmica atual do preconceito e qual a influência dos meios de comunicação nesse processo. As hipóteses supõem que a denúncia de preconceito pode estar ligada com a emergência de novas identidades e/ou aumento de vendas de medicamentos controlados. O YouTube enquanto rede social permite a difusão de conteúdos institucionais, como é o caso da campanha “Psicofobia – Seu preconceito causa sofrimento”, e conteúdos independentes. A mídia manifesta o papel de educadora sobre o íntimo, e é pensada nessa pesquisa como importante desenvolvedora e difusora do conceito de doença mental, e não da própria doença mental. O método de análise empregado é a análise de discurso de origem foucaultiana, pautado no conceito de raridade discursiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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