Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16428
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Da hostilidade à psicofobia: uma discussão social de preconceito nos meios de comunicação
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Laís Giupponi de Souza
Orientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Coorientador: Costa, Nicole Sanchotene Freire da
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a análise dos deslocamentos do conceito de preconceito e do conceito de doença mental, que permitiram o surgimento do que atualmente se chama “Psicofobia”, ou seja, o preconceito contra os portadores de Transtornos Mentais. A pretensão da pesquisa é compreender qual a função contemporânea da denúncia de preconceito. Para tal, a proposta é analisar uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria, composta por vídeos postados no YouTube sobre o tema, para entender a dinâmica atual do preconceito e qual a influência dos meios de comunicação nesse processo. As hipóteses supõem que a denúncia de preconceito pode estar ligada com a emergência de novas identidades e/ou aumento de vendas de medicamentos controlados. O YouTube enquanto rede social permite a difusão de conteúdos institucionais, como é o caso da campanha “Psicofobia – Seu preconceito causa sofrimento”, e conteúdos independentes. A mídia manifesta o papel de educadora sobre o íntimo, e é pensada nessa pesquisa como importante desenvolvedora e difusora do conceito de doença mental, e não da própria doença mental. O método de análise empregado é a análise de discurso de origem foucaultiana, pautado no conceito de raridade discursiva.
Palavras-chave: Mídia social
Publicidade
Preconceitos
Hostilidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Laís Giupponi de Souza. Da hostilidade à psicofobia: uma discussão social de preconceito nos meios de comunicação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSilva.pdf198.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.