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http://hdl.handle.net/11422/16441
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Campos, Milton Nunes | - |
dc.contributor.author | Sousa, Laiane Araujo de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-14T22:10:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:57Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-27 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Laiane Araujo de. A favela que ninguém vê: uma análise da novela A Força do Querer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16441 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Favelas | pt_BR |
dc.subject | Telenovelas | pt_BR |
dc.subject | Estereótipos (Psicologia social) na televisão | pt_BR |
dc.title | A favela que ninguém vê: uma análise da novela A Força do Querer | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Junqueira, Maria Helena | - |
dc.contributor.referee2 | Herschmann, Micael Maiolino | - |
dc.description.resumo | Este trabalho visa levantar questões relacionadas não somente aos estereótipos da favela, mas trazer ao leitor um momento de reflexão acerca desses bairros residenciais e das imagens que percorrem no imaginário popular. Para responder essa pergunta, usaremos de objeto nesse trabalho algumas cenas selecionadas da novela A Força do Querer, da Rede Globo. O assunto se tornou interessante pois a autora observou uma glamourização das favelas e o uso desses locais como cenários para a mídia. Para isso, adotamos a metodologia de estudo de caso para entender se a representação dessas comunidades é estereotipada. Esse trabalho primeiramente faz uma contextualização da história da televisão, das novelas brasileiras e da favela e, em seguida, estabelece comparações com os capítulos da novela escolhida. Fizemos uma seleção de quatro cenas marcantes, procurando interpretá-las através da teoria da análise dos quadros, analisando se há laminação nas cenas escolhidas, alterando a realidade das favelas. Constatamos, ao fim, e em todos os casos estudados, a presença de laminação por maquinação, que consiste em induzir uma falsa convicção através da manipulação de um enquadramento, produzindo o engano em outros indivíduos. Nossa análise confirma parcialmente que as novelas podem influenciar as pessoas a enquadrarem questões relacionadas à favela, assim como seus moradores, de maneira manipulativa, com o reforço de significados estereotipados negativos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
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