Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16441
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A favela que ninguém vê: uma análise da novela A Força do Querer
Autor(es)/Inventor(es): Sousa, Laiane Araujo de
Tutor: Campos, Milton Nunes
Resumen: Este trabalho visa levantar questões relacionadas não somente aos estereótipos da favela, mas trazer ao leitor um momento de reflexão acerca desses bairros residenciais e das imagens que percorrem no imaginário popular. Para responder essa pergunta, usaremos de objeto nesse trabalho algumas cenas selecionadas da novela A Força do Querer, da Rede Globo. O assunto se tornou interessante pois a autora observou uma glamourização das favelas e o uso desses locais como cenários para a mídia. Para isso, adotamos a metodologia de estudo de caso para entender se a representação dessas comunidades é estereotipada. Esse trabalho primeiramente faz uma contextualização da história da televisão, das novelas brasileiras e da favela e, em seguida, estabelece comparações com os capítulos da novela escolhida. Fizemos uma seleção de quatro cenas marcantes, procurando interpretá-las através da teoria da análise dos quadros, analisando se há laminação nas cenas escolhidas, alterando a realidade das favelas. Constatamos, ao fim, e em todos os casos estudados, a presença de laminação por maquinação, que consiste em induzir uma falsa convicção através da manipulação de um enquadramento, produzindo o engano em outros indivíduos. Nossa análise confirma parcialmente que as novelas podem influenciar as pessoas a enquadrarem questões relacionadas à favela, assim como seus moradores, de maneira manipulativa, com o reforço de significados estereotipados negativos.
Materia: Favelas
Telenovelas
Estereótipos (Psicologia social) na televisão
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 27-nov-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SOUSA, Laiane Araujo de. A favela que ninguém vê: uma análise da novela A Força do Querer. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LSousa.pdf530.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.