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dc.contributor.advisorReinaldim, Ivair Junior-
dc.contributor.authorAlves, Julia Guimarães-
dc.date.accessioned2022-03-15T15:45:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:57Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationALVES, Julia Guimarães. Leonilson e as representações de si: a continuidade artista-corpo-obra. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16450-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectNarrativa de sipt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectHiv-aidspt_BR
dc.titleLeonilson e as representações de si: a continuidade artista-corpo-obrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoInserindo-nos no seio da discussão acerca do papel do corpo do artista nas poéticas contemporâneas, o presente trabalho de conclusão de curso propõe constatar a continuidade artista-corpo-obra na produção de Leonilson entre 1988 e 1993. Colocando-se como tema principal de seus trabalhos, entendemos que o artista compôs uma espécie de diário visual, tendo sua interioridade como principal fonte de criação. No entremeio de suas muitas “páginas”, encontramos diversas representações de si, nas quais Leonilson se fez tela, desenho, bordado e instalação, enquanto jogava com o figurativo, o abstrato e a palavra. Assim, investigamos como seu corpo-obra reflete as inflexões do sujeito, operando ora como suporte de sua narrativa de si, ora como metonímia de si. Para tal, apoiamo-nos nos diversos depoimentos deixados pelo artista, bem como nos escritos de estudiosos de sua obra, como Lisette Lagnado, Adriano Pedrosa, Bitu Cassundé e Paulo Reis. A partir de questões suscitadas por seus trabalhos, como sua experiência com a homossexualidade e com a soropositividade, cogitamos uma possível intersecção entre corpo, produção autonarrativa, sexualidade e doença. Então, dialogamos com Michel Foucault, Judith Butler, Susan Sontag, Douglas Crimp, entre outros, descobrindo o potencial ético de sua postura autorrepresentativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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