Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16450
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Leonilson e as representações de si: a continuidade artista-corpo-obra
Autor(es)/Inventor(es): Alves, Julia Guimarães
Orientador: Reinaldim, Ivair Junior
Resumo: Inserindo-nos no seio da discussão acerca do papel do corpo do artista nas poéticas contemporâneas, o presente trabalho de conclusão de curso propõe constatar a continuidade artista-corpo-obra na produção de Leonilson entre 1988 e 1993. Colocando-se como tema principal de seus trabalhos, entendemos que o artista compôs uma espécie de diário visual, tendo sua interioridade como principal fonte de criação. No entremeio de suas muitas “páginas”, encontramos diversas representações de si, nas quais Leonilson se fez tela, desenho, bordado e instalação, enquanto jogava com o figurativo, o abstrato e a palavra. Assim, investigamos como seu corpo-obra reflete as inflexões do sujeito, operando ora como suporte de sua narrativa de si, ora como metonímia de si. Para tal, apoiamo-nos nos diversos depoimentos deixados pelo artista, bem como nos escritos de estudiosos de sua obra, como Lisette Lagnado, Adriano Pedrosa, Bitu Cassundé e Paulo Reis. A partir de questões suscitadas por seus trabalhos, como sua experiência com a homossexualidade e com a soropositividade, cogitamos uma possível intersecção entre corpo, produção autonarrativa, sexualidade e doença. Então, dialogamos com Michel Foucault, Judith Butler, Susan Sontag, Douglas Crimp, entre outros, descobrindo o potencial ético de sua postura autorrepresentativa.
Palavras-chave: Corpo
Arte contemporânea
Narrativa de si
Homossexualidade
Hiv-aids
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALVES, Julia Guimarães. Leonilson e as representações de si: a continuidade artista-corpo-obra. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JGAlves.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.