Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16471
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Modificação de propriedades em função do modo de preparação da composição de borrachas natural (NR) e nitrílica (NBR)
Autor(es)/Inventor(es): Lopes, Thiago Castro
Orientador: Guimarães, Maria José de Oliveira Cavalcanti
Coorientador: Visconte, Leila Léa Yuan
Resumo: A busca, desenvolvimento e demanda por materiais poliméricos tem sido crescentes nas últimas décadas. Neste cenário, surgem as blendas poliméricas como ótima alternativa para o desenvolvimento de materiais com propriedades desejadas que não seriam encontradas a partir de um único componente polimérico. Dentre os principais métodos para a formação de blendas poliméricas, pode-se destacar: via solução em solventes comuns, via reticulados poliméricos interpenetrantes e via mistura mecânica. Devido a fatores econômicos e de produção, o método mecânico, em geral, é o mais empregado em um contexto industrial. Neste processo, o material é submetido a aquecimento e altas taxas de cisalhamento, de modo a facilitar a incorporação, dispersão e homogeneização dos diferentes materiais e aditivos entre si. Deste modo, o estudo para o desenvolvimento de misturas e blendas torna-se crucial no contexto atual, onde a busca por diferentes materiais para as diversas demandas de aplicações e desempenhos desejados tem sido crescente. Neste trabalho, foram desenvolvidas misturas de borracha natural (NR) e borracha nitrílica (NBR), através de método mecânico, na proporção 50:50, segundo 4 maneiras distintas de adição dos componentes da mistura. A mesma formulação foi utilizada para cada uma das borrachas, isoladamente, para fins comparativos. O objetivo principal do estudo foi avaliar a influência da ordem de adição dos componentes da formulação nas propriedades reométricas, reológicas, mecânicas, densidade relativa e densidade de ligações cruzadas dos materiais obtidos. Todos os métodos de processamento e ensaios de caracterização foram realizados de acordo com as respectivas normas ASTM. Os resultados indicaram que há influência do modo de preparo sobre as diferentes propriedades avaliadas nas composições elastoméricas propostas. Além disso, nas misturas NR-NBR, devido a presença de borracha nitrílica, foi observada uma ação protetora contra o efeito de degradação térmica sofrida pela borracha natural quando mantida durante aquecimento constante. Observou-se que melhores propriedades reológicas e mecânicas foram obtidas ao se incorporar os aditivos primeiramente a NBR. Ou seja, foi evidenciado a possibilidade de se obter diferentes propriedades alterando-se apenas a ordem de adição dos diferentes componentes da mistura sem a necessidade de modificar a composição da formulação utilizada.
Palavras-chave: Elastômeros
Propriedades mecânicas
Propriedades reológicas
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 20-Dez-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCLopes.pdf719.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.