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http://hdl.handle.net/11422/16476
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Valle, Maria Letícia Murta | - |
dc.contributor.author | Neiva, Matheus Oliva | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T19:11:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:58Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-23 | - |
dc.identifier.citation | NEIVA, Matheus Oliva. Impacto das propriedades físico-químicas de diferentes misturas de biodiesel e diesel no funcionamento de motores do ciclo diesel. 2022. viii, 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16476 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biodiesel | pt_BR |
dc.subject | Motores | pt_BR |
dc.title | Impacto das propriedades físico-químicas de diferentes misturas de biodiesel e diesel no funcionamento de motores do ciclo diesel | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7330740326560785 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8732466183365998 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Leonardo, Rosângela da Silva | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3659590226537493 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reyes Cruz, Yordanka | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2484115263109864 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alhadeff, Eliana Mossé | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7552405542473744 | pt_BR |
dc.description.resumo | A preocupação ambiental associada ao uso do diesel oriundo de matéria prima fóssil vem aumentando, bem como os estudos sobre a utilização de combustíveis de origem renovável. Nas últimas décadas, o biodiesel vem surgindo como uma alternativa viável e sustentável para suprir a demanda energética. Em diversos países, inclusive o Brasil, o aumento do teor de biodiesel no diesel comercializado já é uma realidade. Porém, as avaliações do impacto da substituição do diesel pelo biodiesel sobre a atomização dos motores são escassas. Com esse objetivo, foram empregados modelos utilizados pelo setor automotivo, para descrever e analisar as características da atomização dos combustíveis em motores de ciclo diesel common-rail. Os parâmetros analisados foram o diâmetro médio de Sauter, o alcance, o ângulo de cone e o tempo de ruptura do spray de combustível. Para estimar esses parâmetros são necessários propriedades físico-químicas, como massa específica, tensão superficial e viscosidade cinemática, obtidos experimentalmente ou por ajustes disponíveis na literatura para diversos tipos de biodiesel e suas misturas com o diesel. Foram avaliadas misturas de biodiesel de origem vegetal como soja, girassol, algodão e palma e biodiesel de origem animal como de sebo bovino. Os resultados mostraram que, de maneira geral, o aumento do teor do biodiesel leva a uma diminuição da qualidade de atomização e da eficiência do motor, além de permitir associar as características químicas do biodiesel com os impactos observados. O comportamento obtido para os diferentes tipos de biodiesel indica que as características de atomização são função do grau de insaturação das amostras, sendo as alterações mais acentuadas com a elevação do teor de compostos saturados, onde o biodiesel de sebo bovino apresentou as maiores alterações entre os combustíveis estudados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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