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http://hdl.handle.net/11422/16476
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Impacto das propriedades físico-químicas de diferentes misturas de biodiesel e diesel no funcionamento de motores do ciclo diesel |
Autor(es)/Inventor(es): | Neiva, Matheus Oliva |
Orientador: | Valle, Maria Letícia Murta |
Coorientador: | Leonardo, Rosângela da Silva |
Resumo: | A preocupação ambiental associada ao uso do diesel oriundo de matéria prima fóssil vem aumentando, bem como os estudos sobre a utilização de combustíveis de origem renovável. Nas últimas décadas, o biodiesel vem surgindo como uma alternativa viável e sustentável para suprir a demanda energética. Em diversos países, inclusive o Brasil, o aumento do teor de biodiesel no diesel comercializado já é uma realidade. Porém, as avaliações do impacto da substituição do diesel pelo biodiesel sobre a atomização dos motores são escassas. Com esse objetivo, foram empregados modelos utilizados pelo setor automotivo, para descrever e analisar as características da atomização dos combustíveis em motores de ciclo diesel common-rail. Os parâmetros analisados foram o diâmetro médio de Sauter, o alcance, o ângulo de cone e o tempo de ruptura do spray de combustível. Para estimar esses parâmetros são necessários propriedades físico-químicas, como massa específica, tensão superficial e viscosidade cinemática, obtidos experimentalmente ou por ajustes disponíveis na literatura para diversos tipos de biodiesel e suas misturas com o diesel. Foram avaliadas misturas de biodiesel de origem vegetal como soja, girassol, algodão e palma e biodiesel de origem animal como de sebo bovino. Os resultados mostraram que, de maneira geral, o aumento do teor do biodiesel leva a uma diminuição da qualidade de atomização e da eficiência do motor, além de permitir associar as características químicas do biodiesel com os impactos observados. O comportamento obtido para os diferentes tipos de biodiesel indica que as características de atomização são função do grau de insaturação das amostras, sendo as alterações mais acentuadas com a elevação do teor de compostos saturados, onde o biodiesel de sebo bovino apresentou as maiores alterações entre os combustíveis estudados. |
Palavras-chave: | Biodiesel Motores |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS |
Unidade produtora: | Escola de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 23-Fev-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | NEIVA, Matheus Oliva. Impacto das propriedades físico-químicas de diferentes misturas de biodiesel e diesel no funcionamento de motores do ciclo diesel. 2022. viii, 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Engenharia Química |
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