Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/1651
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Os desafios do ensino médio público no Brasil 2000 à 2010 |
| Author(s)/Inventor(s): | Fernandes, Marcos Vinícius de Souza |
| Advisor: | Paixão, Marcelo Jorge de Paula |
| Abstract: | Problematiza as políticas educacionais implementadas em meados da década de 1990 até o ano de 2010 para o Ensino Médio público no Brasil. Serão debatidas questões relacionadas à natureza das matrículas no ensino médio e à qualidade da educação oferecida aos estudantes que frequentam as redes públicas de ensino nesta faixa de escolaridade. Para tal, recorre-se, principalmente às informações estatísticas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para discutir a composição da matrícula, os indicadores educacionais e o trabalho docente. Por fim, com base no exposto neste trabalho, destaca-se as metas relacionadas à universalização do ensino médio regular e ao trabalho docente contidas no Projeto Lei nº 8.035 de 2010, que cria o Plano Nacional da Educação (PNE). |
| Keywords: | Políticas educacionais Ensino público Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Educação Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasil |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
| Production unit: | Instituto de Economia |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | Dec-2013 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MVSFernandes.pdf | 947.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.