Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1651
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os desafios do ensino médio público no Brasil 2000 à 2010
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes, Marcos Vinícius de Souza
Orientador: Paixão, Marcelo Jorge de Paula
Resumo: Problematiza as políticas educacionais implementadas em meados da década de 1990 até o ano de 2010 para o Ensino Médio público no Brasil. Serão debatidas questões relacionadas à natureza das matrículas no ensino médio e à qualidade da educação oferecida aos estudantes que frequentam as redes públicas de ensino nesta faixa de escolaridade. Para tal, recorre-se, principalmente às informações estatísticas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para discutir a composição da matrícula, os indicadores educacionais e o trabalho docente. Por fim, com base no exposto neste trabalho, destaca-se as metas relacionadas à universalização do ensino médio regular e ao trabalho docente contidas no Projeto Lei nº 8.035 de 2010, que cria o Plano Nacional da Educação (PNE).
Palavras-chave: Políticas educacionais
Ensino público
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Educação
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Brasil
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVSFernandes.pdf947.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.