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dc.contributor.advisorFrega, Marina Ferreira-
dc.contributor.authorLacave, Ana Carolina Garcia Nachard-
dc.date.accessioned2022-03-22T13:54:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:59Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationLACAVE, Ana Carolina Garcia Nachard. Entre mares e montanhas: interseções entre arte e natureza na paisagem brasileira. 2022. 243 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16519-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTemporalidadept_BR
dc.subjectRastrospt_BR
dc.subjectGeoglifospt_BR
dc.titleEntre mares e montanhas: interseções entre arte e natureza na paisagem brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso pretende apresentar recortes de duas pesquisas artísticas desenvolvidas entre 2020 e 2021, chamadas temporalidade em rastros e geoglifos, e seus desdobramentos, em que me propus a investigar maneiras de produzir arte junto a natureza. Em temporalidade em rastros o ambiente que reina é o praial, aqui pretendo encontrar a materialidade do tempo estampada em rastros e fantasmas de movimentos acionados por mim ou pelo mar. Trata-se de uma arte da incerteza, como coloca Robert Smithson (SMITHSON apud HEIZER; OPPENHEIM; SMITHSON, 2006), o trabalho aqui não é posto em um lugar, ele é esse próprio lugar, como diz Michael Heizer (HEIZER apud HEIZER; OPPENHEIM; SMITHSON, 2006). Já em geoglifos, as montanhas, os solos e as paisagens em grandes escalas são as protagonistas. Busco encontrar maneiras de explorar o horizonte aéreo, como coloca Gilles Tiberghien (TIBERGHIEN, 2020), e adentrar nesse território da arte aérea, termo concebido por Robert Smithson (SMITHSON, 1969 apud SMITHSON, 1996). Criando interlocuções com os geoglifos pré-colombianos do Acre, procuro formas de ocupar a paisagem aérea, como também apresento uma metodologia desenvolvida a fim de facilitar o deslocamento dessa paisagem para dentro do espaço expositivo, apoiada no conceito de non-site de Robert Smithson (SMITHSON, 1968 apud SMITHSON, 1996).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Visuais - Escultura

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