Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16519
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Entre mares e montanhas: interseções entre arte e natureza na paisagem brasileira
Autor(es)/Inventor(es): Lacave, Ana Carolina Garcia Nachard
Tutor: Frega, Marina Ferreira
Resumen: O presente trabalho de conclusão de curso pretende apresentar recortes de duas pesquisas artísticas desenvolvidas entre 2020 e 2021, chamadas temporalidade em rastros e geoglifos, e seus desdobramentos, em que me propus a investigar maneiras de produzir arte junto a natureza. Em temporalidade em rastros o ambiente que reina é o praial, aqui pretendo encontrar a materialidade do tempo estampada em rastros e fantasmas de movimentos acionados por mim ou pelo mar. Trata-se de uma arte da incerteza, como coloca Robert Smithson (SMITHSON apud HEIZER; OPPENHEIM; SMITHSON, 2006), o trabalho aqui não é posto em um lugar, ele é esse próprio lugar, como diz Michael Heizer (HEIZER apud HEIZER; OPPENHEIM; SMITHSON, 2006). Já em geoglifos, as montanhas, os solos e as paisagens em grandes escalas são as protagonistas. Busco encontrar maneiras de explorar o horizonte aéreo, como coloca Gilles Tiberghien (TIBERGHIEN, 2020), e adentrar nesse território da arte aérea, termo concebido por Robert Smithson (SMITHSON, 1969 apud SMITHSON, 1996). Criando interlocuções com os geoglifos pré-colombianos do Acre, procuro formas de ocupar a paisagem aérea, como também apresento uma metodologia desenvolvida a fim de facilitar o deslocamento dessa paisagem para dentro do espaço expositivo, apoiada no conceito de non-site de Robert Smithson (SMITHSON, 1968 apud SMITHSON, 1996).
Materia: Temporalidade
Rastros
Geoglifos
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::ESCULTURA
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LACAVE, Ana Carolina Garcia Nachard. Entre mares e montanhas: interseções entre arte e natureza na paisagem brasileira. 2022. 243 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Escultura) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Artes Visuais - Escultura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACGNLacave.pdf38.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.