Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/16526
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Práticas pedagógicas sobre alimentação e nutrição no ensino público fundamental de Macaé - RJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Fidelis, Vitória de Oliveira |
Orientador: | Pontes, Priscila Vieira |
Coorientador: | Lourenço, Ana Eliza Port |
Resumo: | A escola é um espaço privilegiado para promover práticas que incentivam hábitos saudáveis, inclusive os alimentares. Se essas práticas são iniciadas desde a infância, maiores são as chances de adoção, pelos escolares, de um padrão alimentar saudável. O presente estudo tem como objetivo descrever a experiência de atividades de educação alimentar e nutricional desenvolvidas em duas escolas públicas de ensino fundamental de Macaé, RJ. Trata-se de um relato de experiência, produto da extensão universitária do Núcleo de Estudos em Saúde na Escola (NESANE), vinculado à linha de pesquisa e extensão “Educação Alimentar e Nutricional e Promoção da Alimentação Saudável”. Foram apresentadas atividades planejadas com as professoras e realizadas com escolares das turmas do terceiro, quarto e quinto anos do turno matutino, sendo uma atividade para cada turma, em cada uma das escolas. Na Escola-A as ações foram realizadas em 2017, e na Escola-B em 2018. Foram usados como referenciais teóricos o Guia Alimentar para a População Brasileira e o Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional. Através dos registros feitos pela equipe do NESANE, foram avaliadas a participação dos escolares e das professoras durante as atividades, e as principais potencialidade e limitações para a sua realização. O planejamento conjunto das atividades de EAN entre a escola e o NESANE propiciou trabalhar o tema da alimentação e nutrição em disciplinas além das de biologia e ciências, de maneira transversal ao conteúdo do currículo. O interesse das professoras e o apoio da gestão escolar foram percebidas como potencialidades, enquanto a insegurança e a dificuldade de perceber o potencial da transversalidade em abordar o tema, além da falta de apoio da família dos escolares, foram identificadas como limitações para as ações de EAN. A experiência aqui relatada reforça a necessidade de criação de uma rede de formação contínua e permanente que envolva professores, orientadores pedagógicos, diretores das escolas, famílias dos escolares e profissionais nutricionistas para atuarem na EAN nas escolas. |
Palavras-chave: | Educação alimentar e nutricional Professores escolares Alimentação escolar Food and nutrition education School teachers School feeding |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO |
Unidade produtora: | Instituto de Alimentação e Nutrição |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 16-Mar-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | FIDELIS, Vitória de Oliveira. Práticas pedagógicas sobre alimentação e nutrição no ensino público fundamental de Macaé - RJ. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nitrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022. |
Aparece nas coleções: | Nutrição |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VOFIDELIS.pdf | 773.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.