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http://hdl.handle.net/11422/16559
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Amaral, Daniela Patti do | - |
dc.contributor.author | Pelluso, Ana Clara Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-24T12:55:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:37Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16559 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Discurso político | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Legislação escolar | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.title | Homeschooling em debate: textos políticos e disputas federativas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4763703869569847 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4802083884920440 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo aborda o caminho do debate político-federativo brasileiro acerca do tema da educação doméstica (homeschooling). O movimento, de origem estadunidense, tem se propagado de diversas formas dentro da sociedade brasileira e vem sendo alimentado e fomentado por diferentes autores dos contextos de influência que visam, em prol da liberdade de ensino e do direito de escolha dos pais para a educação de suas crianças, a necessidade de regulamentá-lo como uma nova modalidade de ensino, fazendo com que a escola e a sua importância social se vejam em constante ameaça. Foram analisados os discursos presentes nos documentos que tratam de regulamentação da modalidade do Supremo Tribunal Federal, do Projeto de Lei apresentado no Congresso Nacional e na Cartilha publicada pelo governo federal em defesa do homeschooling. Analisamos a forma como esse debate entrou na cena política e, como o discurso político (PINTO, 2006) e o contexto de influência (MAINARDES, 2006) auxiliaram para que ele ganhasse força e apoio na cena contemporânea, além de trazer como pauta a forma em que a escola e a profissão docente, pelos apoiadores do movimento, se encontram sob suspeita e sob ameaça. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
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