Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16559
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Homeschooling em debate: textos políticos e disputas federativas
Autor(es)/Inventor(es): Pelluso, Ana Clara Diniz
Orientador: Amaral, Daniela Patti do
Resumo: Este artigo aborda o caminho do debate político-federativo brasileiro acerca do tema da educação doméstica (homeschooling). O movimento, de origem estadunidense, tem se propagado de diversas formas dentro da sociedade brasileira e vem sendo alimentado e fomentado por diferentes autores dos contextos de influência que visam, em prol da liberdade de ensino e do direito de escolha dos pais para a educação de suas crianças, a necessidade de regulamentá-lo como uma nova modalidade de ensino, fazendo com que a escola e a sua importância social se vejam em constante ameaça. Foram analisados os discursos presentes nos documentos que tratam de regulamentação da modalidade do Supremo Tribunal Federal, do Projeto de Lei apresentado no Congresso Nacional e na Cartilha publicada pelo governo federal em defesa do homeschooling. Analisamos a forma como esse debate entrou na cena política e, como o discurso político (PINTO, 2006) e o contexto de influência (MAINARDES, 2006) auxiliaram para que ele ganhasse força e apoio na cena contemporânea, além de trazer como pauta a forma em que a escola e a profissão docente, pelos apoiadores do movimento, se encontram sob suspeita e sob ameaça.
Palavras-chave: Educação não formal
Direito à educação
Discurso político
Ensino fundamental
Legislação escolar
Análise do discurso
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

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