Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16560
Tipo: Livro
Título: A prova de redação e o acesso à UFRJ: histórias e desdobramentos
Autor(es)/Inventor(es): Castro, Marcelo Macedo Corrêa e
Resumo: O presente livro apresenta esse percurso de investigação da seguinte forma: nos capítulos 1 e 2, tratamos da história dos exames vestibulares e do contexto específico que levou a UFRJ a realizar seus próprios exames a partir de 1988; no capítulo 3, descrevemos e analisamos a evolução desse processo, com foco em elementos básicos das provas de redação: programa, relação com as provas de língua portuguesa e literatura brasileira, temas, tipos,2 2 A UFRJ adotou sempre o termo tipo, não só nos comandos das provas, como também nas orientações dadas aos avaliadores e na própria grade de avaliação. Optamos por manter o termo quando nos referimos à análise desse quesito nas provas, evitando o emprego da categoria gênero, da qual lançamos mão em outras passagens do texto. comandos e avaliação; nos capítulos 4 e 5, apresentamos dados e avaliações relativos à influência que as provas tiveram nas práticas de ensino da escrita na educação básica; e, no capítulo 6, sugerimos sínteses e desdobramentos para um novo movimento na relação entre escolas e universidade. No posfácio, fazemos um comentário sobre a decisão tomada pela UFRJ de adotar exclusivamente o Enem como exame de seleção, aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em junho de 2011, quando os originais deste livro já estavam em processo de edição. Cabe esclarecer que, por decisão do autor e dos editores, foram respeitados os limites originais da análise apresentada no estudo, sem acréscimos ou adaptações posteriores.
Resumo: This book presents this investigation as follows: in chapters 1 and 2, we deal with the history of college entrance exams and the specific context that led UFRJ to carry out its own exams from 1988 onwards; in chapter 3, we describe and analyze the evolution of this process, focusing on basic elements of writing tests: syllabus, relationship with Portuguese language and Brazilian literature tests, themes, types,2 2 UFRJ has always adopted the term type, not only in the commands of the tests, but also in the guidelines given to the evaluators and in the evaluation grid itself. We chose to keep the term when referring to the analysis of this item in the tests, avoiding the use of the genre category, which we use in other passages of the text. commands and evaluation; in chapters 4 and 5, we present data and evaluations related to the in uence that the tests had on the teaching practices of writing in basic education; and, in chapter 6, we suggest syntheses and developments for a new movement in the relationship between schools and universities. In the afterword, we comment on the decision taken by UFRJ to exclusively adopt the Enem as a selection exam, approved by the University Council (Consuni) in June 2011, when the originals of this book were already in the editing process. It should be clarified that, by decision of the author and editors, the original limits of the analysis presented in the study were respected, without additions or later adaptations.
Palavras-chave: Redação
Língua portuguesa
Redação e vestibular
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Writing
Portuguese language
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Unidade produtora: Editora UFRJ
Editora: Editora UFRJ
Data de publicação: 2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISBN: 9788571083721
Citação: CASTRO, Marcelo Macedo Corrêa e. A prova de redação e o acesso à UFRJ: histórias e desdobramentos. Rio de Janeiro, RJ: Ed. UFRJ, 2013. 189 p.
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

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