Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/16620
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Cuidado, fake news! A importância dos materiais autênticos na promoção do letramento crítico nas aulas PLE |
Autor(es)/Inventor(es): | Valle, Gabriela Viol |
Tutor: | Santos, Danusia Torres dos |
Resumen: | Com o desenvolvimento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), passamos a ter acesso a um vasto conteúdo. Embora essa mudança tenha sido positiva para o nosso dia a dia, visto que podemos acessar qualquer tipo de informação online em questão de segundos, esse avanço também acarretou pontos negativos. Ao mesmo tempo em que podemos encontrar esclarecimentos e informações verídicas e confiáveis, deparamo-nos, também, com um excesso de informações falsas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar notícias falsas que circularam na internet e refletir de que modo elas poderiam ser didatizadas e levadas para os alunos estrangeiros que estão aprendendo o português. O intuito foi ponderar, também, sobre a importância de o professor utilizar materiais autênticos e de promover uma perspectiva de ensino crítico para os alunos. Além disso, nossa intenção foi propor uma unidade didática a partir desse tipo de notícia, a fim de mostrar que o material selecionado pode ser um bom recurso para o professor utilizar com os alunos, visando a um letramento crítico. A metodologia da pesquisa consistiu na seleção de uma notícia, seguida de uma breve análise desse material e uma posterior proposta de unidade didática. Para isso, usamos como base teórica estudos sobre redes sociais, fake news, materiais autênticos, leitura e letramento crítico. Com o desenvolvimento do trabalho, foi possível perceber que a propagação das fake news se tornou um problema social, uma vez que notícias desconectadas da realidade passaram a circular com muita facilidade. Por isso, é imprescindível que o professor de Português Língua Estrangeira (PLE) proponha atividades que promovam o letramento crítico dos aprendizes, utilizando materiais autênticos que incitem um processo reflexivo acerca dos mais diversos aspectos que perpassam a vida em sociedade, entre eles, a circulação de notícias falsas. |
Materia: | Notícias falsas Letramento crítico Língua portuguesa Didática Estudantes estrangeiros Ensino |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GVValle.pdf | 555.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.