Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Danusia Torres dos-
dc.contributor.authorValle, Gabriela Viol-
dc.date.accessioned2022-03-31T01:58:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16620-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNotícias falsaspt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEstudantes estrangeirospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleCuidado, fake news! A importância dos materiais autênticos na promoção do letramento crítico nas aulas PLEpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2694352639729560pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5662223019134026pt_BR
dc.description.resumoCom o desenvolvimento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), passamos a ter acesso a um vasto conteúdo. Embora essa mudança tenha sido positiva para o nosso dia a dia, visto que podemos acessar qualquer tipo de informação online em questão de segundos, esse avanço também acarretou pontos negativos. Ao mesmo tempo em que podemos encontrar esclarecimentos e informações verídicas e confiáveis, deparamo-nos, também, com um excesso de informações falsas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar notícias falsas que circularam na internet e refletir de que modo elas poderiam ser didatizadas e levadas para os alunos estrangeiros que estão aprendendo o português. O intuito foi ponderar, também, sobre a importância de o professor utilizar materiais autênticos e de promover uma perspectiva de ensino crítico para os alunos. Além disso, nossa intenção foi propor uma unidade didática a partir desse tipo de notícia, a fim de mostrar que o material selecionado pode ser um bom recurso para o professor utilizar com os alunos, visando a um letramento crítico. A metodologia da pesquisa consistiu na seleção de uma notícia, seguida de uma breve análise desse material e uma posterior proposta de unidade didática. Para isso, usamos como base teórica estudos sobre redes sociais, fake news, materiais autênticos, leitura e letramento crítico. Com o desenvolvimento do trabalho, foi possível perceber que a propagação das fake news se tornou um problema social, uma vez que notícias desconectadas da realidade passaram a circular com muita facilidade. Por isso, é imprescindível que o professor de Português Língua Estrangeira (PLE) proponha atividades que promovam o letramento crítico dos aprendizes, utilizando materiais autênticos que incitem um processo reflexivo acerca dos mais diversos aspectos que perpassam a vida em sociedade, entre eles, a circulação de notícias falsas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GVValle.pdf555.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.