Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16620
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Danusia Torres dos | - |
dc.contributor.author | Valle, Gabriela Viol | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-31T01:58:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:25Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16620 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Notícias falsas | pt_BR |
dc.subject | Letramento crítico | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Estudantes estrangeiros | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Cuidado, fake news! A importância dos materiais autênticos na promoção do letramento crítico nas aulas PLE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2694352639729560 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5662223019134026 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o desenvolvimento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), passamos a ter acesso a um vasto conteúdo. Embora essa mudança tenha sido positiva para o nosso dia a dia, visto que podemos acessar qualquer tipo de informação online em questão de segundos, esse avanço também acarretou pontos negativos. Ao mesmo tempo em que podemos encontrar esclarecimentos e informações verídicas e confiáveis, deparamo-nos, também, com um excesso de informações falsas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar notícias falsas que circularam na internet e refletir de que modo elas poderiam ser didatizadas e levadas para os alunos estrangeiros que estão aprendendo o português. O intuito foi ponderar, também, sobre a importância de o professor utilizar materiais autênticos e de promover uma perspectiva de ensino crítico para os alunos. Além disso, nossa intenção foi propor uma unidade didática a partir desse tipo de notícia, a fim de mostrar que o material selecionado pode ser um bom recurso para o professor utilizar com os alunos, visando a um letramento crítico. A metodologia da pesquisa consistiu na seleção de uma notícia, seguida de uma breve análise desse material e uma posterior proposta de unidade didática. Para isso, usamos como base teórica estudos sobre redes sociais, fake news, materiais autênticos, leitura e letramento crítico. Com o desenvolvimento do trabalho, foi possível perceber que a propagação das fake news se tornou um problema social, uma vez que notícias desconectadas da realidade passaram a circular com muita facilidade. Por isso, é imprescindível que o professor de Português Língua Estrangeira (PLE) proponha atividades que promovam o letramento crítico dos aprendizes, utilizando materiais autênticos que incitem um processo reflexivo acerca dos mais diversos aspectos que perpassam a vida em sociedade, entre eles, a circulação de notícias falsas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GVValle.pdf | 555.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.