Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16620
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Cuidado, fake news! A importância dos materiais autênticos na promoção do letramento crítico nas aulas PLE
Author(s)/Inventor(s): Valle, Gabriela Viol
Advisor: Santos, Danusia Torres dos
Abstract: Com o desenvolvimento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), passamos a ter acesso a um vasto conteúdo. Embora essa mudança tenha sido positiva para o nosso dia a dia, visto que podemos acessar qualquer tipo de informação online em questão de segundos, esse avanço também acarretou pontos negativos. Ao mesmo tempo em que podemos encontrar esclarecimentos e informações verídicas e confiáveis, deparamo-nos, também, com um excesso de informações falsas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar notícias falsas que circularam na internet e refletir de que modo elas poderiam ser didatizadas e levadas para os alunos estrangeiros que estão aprendendo o português. O intuito foi ponderar, também, sobre a importância de o professor utilizar materiais autênticos e de promover uma perspectiva de ensino crítico para os alunos. Além disso, nossa intenção foi propor uma unidade didática a partir desse tipo de notícia, a fim de mostrar que o material selecionado pode ser um bom recurso para o professor utilizar com os alunos, visando a um letramento crítico. A metodologia da pesquisa consistiu na seleção de uma notícia, seguida de uma breve análise desse material e uma posterior proposta de unidade didática. Para isso, usamos como base teórica estudos sobre redes sociais, fake news, materiais autênticos, leitura e letramento crítico. Com o desenvolvimento do trabalho, foi possível perceber que a propagação das fake news se tornou um problema social, uma vez que notícias desconectadas da realidade passaram a circular com muita facilidade. Por isso, é imprescindível que o professor de Português Língua Estrangeira (PLE) proponha atividades que promovam o letramento crítico dos aprendizes, utilizando materiais autênticos que incitem um processo reflexivo acerca dos mais diversos aspectos que perpassam a vida em sociedade, entre eles, a circulação de notícias falsas.
Keywords: Notícias falsas
Letramento crítico
Língua portuguesa
Didática
Estudantes estrangeiros
Ensino
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GVValle.pdf555.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.