Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16654
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: “Comece a se amar em 31 dias”: a narrativa testemunhal sobre gordofobia e o discurso de autoestima nos vídeos do canal “Alexandrismos”
Autor(es)/Inventor(es): Ruiz, Jaqueline Esteves
Orientador: Vaz, Paulo Roberto Gibaldi
Resumo: A popularização do Youtube e dos influenciadores digitais contribuiu para que a pessoa vítima de gordofobia (preconceito contra pessoas gordas) utilizasse essa plataforma como um meio de narrar o seu sofrimento e, assim, formar comunidades virtuais e aconselhar outras pessoas com base nos relatos das próprias experiências. Através da análise do discurso de Alexandra Gurgel, dona do canal “Alexandrismos”, este trabalho visa discutir quem é essa vítima, de que forma e com qual objetivo comunica o seu sofrimento, quem aponta como culpados, quais soluções apresenta para a superação do problema, como o público se identifica e se relaciona com seu discurso e quais outros personagens disputam autoridade sobre o tema da autoestima. Para isso, a metodologia deste trabalho consistiu em analisar a playlist de vídeos “Maratona do amor-próprio: comece a se amar em 31 dias”, comentários do público, pesquisa na Biblioteca Nacional de revistas femininas antigas, pesquisa online com a participação de 828 pessoas etc. Para embasar as ideias, Michel Foucault, Georges Vigarello e Manuel Castells compõem a lista de autores utilizados.
Palavras-chave: Youtube (Recurso eletrônico)
Gordofobia
Autoestima
Influenciadores digitais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RUIZ, Jaqueline Esteves. “Comece a se amar em 31 dias”: a narrativa testemunhal sobre gordofobia e o discurso de autoestima nos vídeos do canal “Alexandrismos”. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRuiz.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.