Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16660
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Catarina Viana
Orientador: Ribeiro, Tatiana Oliveira
Resumo: Neste trabalho, pretende-se observar a construção de um discurso antibélico em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O’Hare, um texto adaptado da Ilíada de Homero para ser encenado. O texto toma por base a narrativa de guerra mais antiga já produzida na Antiguidade Ocidental, para tratar dessa mesma questão na contemporaneidade. Os principais elementos a serem estudados são a caracterização e as particularidades do personagem do poeta, narrador-viajante da peça, através do qual se resgata o potencial mimético-teatral do épico antigo, assim como a adaptação do texto de Homero como 'processo', buscando entender suas motivações e limitações, e como 'produto', como objeto que expressa traços de determinado tempo e cultura, além de observar suas particularidades performanciais. Intentar-se-á, então, observar como tais recursos se integram no processo composicional, como os autores interpretam a narrativa homérica e como privilegiam os traços aproximativos das modernas audiências, enquadrados em seu "campo de experiência" e "horizonte de expectativa".
Palavras-chave: Adaptação teatral
Teatro
Poesia épica
Grécia
Homero
Antiguidade
Crítica e interpretação
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Literaturas

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