Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16660
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Tatiana Oliveira | - |
dc.contributor.author | Pereira, Catarina Viana | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T23:24:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:26Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16660 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Adaptação teatral | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Poesia épica | pt_BR |
dc.subject | Grécia | pt_BR |
dc.subject | Homero | pt_BR |
dc.subject | Antiguidade | pt_BR |
dc.subject | Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.title | O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7490024314153519 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2318487834032665 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cairus, Henrique Fortuna | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4179270374760962 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, pretende-se observar a construção de um discurso antibélico em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O’Hare, um texto adaptado da Ilíada de Homero para ser encenado. O texto toma por base a narrativa de guerra mais antiga já produzida na Antiguidade Ocidental, para tratar dessa mesma questão na contemporaneidade. Os principais elementos a serem estudados são a caracterização e as particularidades do personagem do poeta, narrador-viajante da peça, através do qual se resgata o potencial mimético-teatral do épico antigo, assim como a adaptação do texto de Homero como 'processo', buscando entender suas motivações e limitações, e como 'produto', como objeto que expressa traços de determinado tempo e cultura, além de observar suas particularidades performanciais. Intentar-se-á, então, observar como tais recursos se integram no processo composicional, como os autores interpretam a narrativa homérica e como privilegiam os traços aproximativos das modernas audiências, enquadrados em seu "campo de experiência" e "horizonte de expectativa". | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CVPereira.pdf | 504.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.