Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16660
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare |
Author(s)/Inventor(s): | Pereira, Catarina Viana |
Advisor: | Ribeiro, Tatiana Oliveira |
Abstract: | Neste trabalho, pretende-se observar a construção de um discurso antibélico em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O’Hare, um texto adaptado da Ilíada de Homero para ser encenado. O texto toma por base a narrativa de guerra mais antiga já produzida na Antiguidade Ocidental, para tratar dessa mesma questão na contemporaneidade. Os principais elementos a serem estudados são a caracterização e as particularidades do personagem do poeta, narrador-viajante da peça, através do qual se resgata o potencial mimético-teatral do épico antigo, assim como a adaptação do texto de Homero como 'processo', buscando entender suas motivações e limitações, e como 'produto', como objeto que expressa traços de determinado tempo e cultura, além de observar suas particularidades performanciais. Intentar-se-á, então, observar como tais recursos se integram no processo composicional, como os autores interpretam a narrativa homérica e como privilegiam os traços aproximativos das modernas audiências, enquadrados em seu "campo de experiência" e "horizonte de expectativa". |
Keywords: | Adaptação teatral Teatro Poesia épica Grécia Homero Antiguidade Crítica e interpretação |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CVPereira.pdf | 504.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.