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dc.contributor.advisorReis, Milena Estanislau Diniz Mansur dos-
dc.contributor.authorCoelho, Letícia Silva-
dc.date.accessioned2022-04-07T19:09:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:26Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCOELHO, Letícia Silva. O cliente interno em um ambiente supermercadista: a análise sob a égide de ferramentas de Lean, mapeamento de processos e design de serviço. 2021. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16662-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtendimento ao clientept_BR
dc.subjectSetor de serviçopt_BR
dc.subjectLean servicept_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectMapeamento de processopt_BR
dc.subjectCustomer servicept_BR
dc.subjectService sectorpt_BR
dc.subjectProcess mappingpt_BR
dc.titleO cliente interno em um ambiente supermercadista: a análise sob a égide de ferramentas de Lean, mapeamento de processos e design de serviçopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7331073922059728pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Matheus Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3569442136977884pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Denise Aparecida Pereira Siloto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4753482067563590pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento e a experiência do cliente interno no processo de reabastecimento de mercadorias de um supermercado localizado numa cidade no Estado do Rio de Janeiro. O desenvolvimento deste estudo ocorre através da aplicação de ferramentas do mapeamento de processos e das metodologias Lean Service e Design de serviço, cujas finalidades são: compreender o fluxo dos funcionários, das informações e dos materiais dentro do processo, entender, detalhadamente, as atividades de cada funcionário e identificar erros e desperdícios. Os resultados, de maneira geral, mostram que os desperdícios e os erros identificados impactam diretamente no comportamento e na experiência do cliente interno e na interação entre o fornecedor interno e o cliente interno. Portanto, foram propostas ações de melhorias em algumas atividades, a fim de minimizar os desperdícios e os erros do processo e aprimorar a experiência do cliente interno em relação ao seu trabalho. Tais ações foram apresentadas à gerente, sendo aprovadas e uma delas aplicada, as demais têm a possibilidade de serem implantadas futuramente. Ao final da pesquisa, foi aplicado um questionário a alguns funcionários com o intuito de avaliar as ações de melhorias sugeridas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Politécnicopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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