Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16662
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O cliente interno em um ambiente supermercadista: a análise sob a égide de ferramentas de Lean, mapeamento de processos e design de serviço
Autor(es)/Inventor(es): Coelho, Letícia Silva
Orientador: Reis, Milena Estanislau Diniz Mansur dos
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento e a experiência do cliente interno no processo de reabastecimento de mercadorias de um supermercado localizado numa cidade no Estado do Rio de Janeiro. O desenvolvimento deste estudo ocorre através da aplicação de ferramentas do mapeamento de processos e das metodologias Lean Service e Design de serviço, cujas finalidades são: compreender o fluxo dos funcionários, das informações e dos materiais dentro do processo, entender, detalhadamente, as atividades de cada funcionário e identificar erros e desperdícios. Os resultados, de maneira geral, mostram que os desperdícios e os erros identificados impactam diretamente no comportamento e na experiência do cliente interno e na interação entre o fornecedor interno e o cliente interno. Portanto, foram propostas ações de melhorias em algumas atividades, a fim de minimizar os desperdícios e os erros do processo e aprimorar a experiência do cliente interno em relação ao seu trabalho. Tais ações foram apresentadas à gerente, sendo aprovadas e uma delas aplicada, as demais têm a possibilidade de serem implantadas futuramente. Ao final da pesquisa, foi aplicado um questionário a alguns funcionários com o intuito de avaliar as ações de melhorias sugeridas.
Palavras-chave: Atendimento ao cliente
Setor de serviço
Lean service
Design
Mapeamento de processo
Customer service
Service sector
Process mapping
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Unidade produtora: Instituto Politécnico
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COELHO, Letícia Silva. O cliente interno em um ambiente supermercadista: a análise sob a égide de ferramentas de Lean, mapeamento de processos e design de serviço. 2021. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSCoelho.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.