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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O cliente interno em um ambiente supermercadista: a análise sob a égide de ferramentas de Lean, mapeamento de processos e design de serviço
Author(s)/Inventor(s): Coelho, Letícia Silva
Advisor: Reis, Milena Estanislau Diniz Mansur dos
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento e a experiência do cliente interno no processo de reabastecimento de mercadorias de um supermercado localizado numa cidade no Estado do Rio de Janeiro. O desenvolvimento deste estudo ocorre através da aplicação de ferramentas do mapeamento de processos e das metodologias Lean Service e Design de serviço, cujas finalidades são: compreender o fluxo dos funcionários, das informações e dos materiais dentro do processo, entender, detalhadamente, as atividades de cada funcionário e identificar erros e desperdícios. Os resultados, de maneira geral, mostram que os desperdícios e os erros identificados impactam diretamente no comportamento e na experiência do cliente interno e na interação entre o fornecedor interno e o cliente interno. Portanto, foram propostas ações de melhorias em algumas atividades, a fim de minimizar os desperdícios e os erros do processo e aprimorar a experiência do cliente interno em relação ao seu trabalho. Tais ações foram apresentadas à gerente, sendo aprovadas e uma delas aplicada, as demais têm a possibilidade de serem implantadas futuramente. Ao final da pesquisa, foi aplicado um questionário a alguns funcionários com o intuito de avaliar as ações de melhorias sugeridas.
Keywords: Atendimento ao cliente
Setor de serviço
Lean service
Design
Mapeamento de processo
Customer service
Service sector
Process mapping
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COELHO, Letícia Silva. O cliente interno em um ambiente supermercadista: a análise sob a égide de ferramentas de Lean, mapeamento de processos e design de serviço. 2021. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Appears in Collections:Engenharia de Produção

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