Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16676
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Autonomia culinária de universitários de Macaé antes e durante a pandemia de COVID-19
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Beatriz Almeida
Orientador: Oliveira, Mariana Fernandes Brito de
Coorientador: Cabral, Caroline Ferreira Soares
Resumo: Em dezembro de 2019, o mundo se encontrou no início do que se tornaria uma pandemia decorrente da contaminação por Coronavírus (COVID-19), que se originou na China e forçou diferentes países a implementar regimes sanitários rígidos e medidas de isolamento social. No Brasil não foi diferente, e o presente estudo teve como objetivo avaliar as influências que o isolamento social teve sobre aspectos da autonomia culinária de estudantes de três universidades da cidade de Macaé, Rio de Janeiro. A autonomia culinária é definida como “A capacidade de pensar, decidir e cozinhar refeições caseiras, utilizando alimentos in natura ou minimamente processados, em interação com as relações interpessoais, ambientais, culturais e do acesso e garantia de oportunidades e direitos”. O levantamento dos dados se deu por meio da aplicação de um questionário online com perguntas para caracterização do respondente, além de questões similares sobre aspectos de antes e durante o isolamento, a título de comparação e avaliação. O estudo conta com análises estatísticas que destacam as influências do isolamento sobre a alimentação, habilidades culinárias, frequência com que cozinham, uso da panela de pressão, acesso e idas às feiras. Participaram da pesquisa 233 universitários, a maioria do sexo feminino (71,2%) e com idade entre 20 e 25 anos. Como resultados principais, observou-se que durante o período de isolamento, a frequência com que os estudantes cozinhavam aumentou, assim como a utilização da panela de pressão (um indicador de confiança), a divisão de tarefas na cozinha e o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, ainda que o acesso e idas às feiras tenha diminuído. Considerando os aspectos observados do conceito, concluiu-se que o período de isolamento contribuiu, em nível individual, para o desenvolvimento da autonomia culinária de estudantes universitários.
Palavras-chave: Culinária
Autonomia pessoal
Estudantes universitários
COVID-19
Isolamento Social
Cooking
Personal autonomy
College students
Social Isolation
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Unidade produtora: Instituto de Alimentação e Nutrição
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Fev-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MACHADO, Beatriz Almeida. Autonomia culinária de universitários de Macaé antes e durante a pandemia de COVID-19. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAMACHADO.pdf.pdf815.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.