Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/16677
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Avaliação da alimentação escolar no âmbito do PNAE no município de Macaé: potencialidades, entraves e perspectivas |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Jéssica Roque Souza da |
Orientador: | Sperandio, Naiara |
Coorientador: | Rodrigues, Vanessa Schottz |
Resumo: | A alimentação escolar é um direito constitucional assegurado a todos os estudantes matriculados na rede pública de educação básica no país através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Este é um dos mais antigos programas de alimentação e nutrição no Brasil, com magnitude e pioneirismo reconhecidos internacionalmente. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as principais dificuldades e potencialidades da oferta da alimentação escolar no município de Macaé-RJ. Trata-se de uma pesquisa transversal, com abordagem qualitativa-quantitativa, desenvolvida em duas escolas de ensino fundamental no município de Macaé. Para avaliação quantitativa da alimentação escolar utilizou-se o método da pesagem direta de alimentos nas escolas; e para avaliação qualitativa o IQ COSAN. A análise do ambiente alimentar contemplou a avaliação dos alimentos trazidos de casa pelos estudantes e aqueles comercializados nas cantinas; o estado nutricional foi avaliado a partir dos índices de estatura para idade e índice de massa corporal para idade. Foi observado o excesso na oferta de macronutrientes nas escolas avaliadas e insuficiente oferta de micronutrientes, como Cálcio e vitamina A. Além disso, a análise do ambiente alimentar indica que alimentos ultra processados afetam a adesão da alimentação escolar; os dados antropométricos indicam que sobrepeso e obesidade estiveram presentes em quase 40% das 435 crianças avaliadas; os dados do IQ COSAN revelam que as duas escolas apresentam baixa oferta de frutas in natura, alimentos regionais e da sociobiodiversidade, além de ter alta oferta de alimentos restritos e de doces. Porém, como resultados positivos temos o PNAE colaborando na disseminação de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, temos o trabalho em conjunto entre SEMED, empresa terceirizada e o vínculo entre faculdade e município, favorecendo estudos para melhora da operacionalização do programa. O estudo aponta que a alimentação escolar deve ser balanceada e atender às necessidades nutricionais dos estudantes para promoção de hábitos alimentares saudáveis e prevenção de doenças crônicas. |
Palavras-chave: | Alimentação escolar Programa Nacional de Alimentação Escolar (Brasil) Avaliação nutricional Estado nutricional Dieta saudável School feeding Nutrition assessment Nutritional status Diet, healthy |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::ANALISE NUTRICIONAL DE POPULACAO |
Unidade produtora: | Instituto de Alimentação e Nutrição |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 1-Mar-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Jéssica Roque Souza da. Avaliação da alimentação escolar no âmbito do PNAE no município de Macaé: potencialidades, entraves e perspectivas. 2021. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Instituto de Alimentação e Nutrição, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021. |
Aparece nas coleções: | Nutrição |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JRSSILVA.pdf | 837.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.