Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16692
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Seixas, Tércia Guedes | - |
dc.contributor.author | Santana, Wania Borges de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T12:57:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:26Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-02 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Wania Borges de. A percepção do ensino da Educação Ambiental por profissionais da Educação Infantil: estudo de caso. 38 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16692 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Inquéritos e questionários | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.title | A percepção do ensino da educação ambiental por profissionais da educação Infantil: estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1646756359130747 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lavradas, Raquel Teixeira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8820868685822292 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Capizzani, Bianca Corrêa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8637308858376471 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental é a parte da educação que enfatiza a interação do indivíduo com a natureza e a sociedade visando a construção de valores, habilidades e atitudes voltadas para a conservação e preservação do meio ambiente. Este bem é de uso comum de todos que buscam qualidade de vida e sustentabilidade. O espaço escolar é responsável pelo desenvolvimento da criança em sua primeira infância e desta forma, além de uma formação crítica, deve proporcionar à criança uma consciência ambiental através de atividades desafiadoras e problematizadoras. O objetivo deste estudo foi identificar como a Educação Ambiental é percebida pelos profissionais da Educação Infantil, investigando qual o nível de conhecimento por parte deles e como o assunto é abordado na Educação Infantil. Para tal feito, foi aplicado um questionário com perguntas abertas aos educadores que trabalham em uma Creche Municipal, situada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Como resultado, pode ser concluído que os profissionais possuem entendimento e informações sobre a relevância do tema. Em se tratando da abordagem do tema, verificou-se que esta é realizada através de recursos bem variados como, por exemplo, através de brincadeiras, contações de histórias e da utilização da música. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Biologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WBSantana.pdf | 256.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.