Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16692
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSeixas, Tércia Guedes-
dc.contributor.authorSantana, Wania Borges de-
dc.date.accessioned2022-04-13T12:57:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:26Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.citationSANTANA, Wania Borges de. A percepção do ensino da Educação Ambiental por profissionais da Educação Infantil: estudo de caso. 38 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16692-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInquéritos e questionáriospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.titleA percepção do ensino da educação ambiental por profissionais da educação Infantil: estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1646756359130747pt_BR
dc.contributor.referee1Lavradas, Raquel Teixeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8820868685822292pt_BR
dc.contributor.referee2Capizzani, Bianca Corrêa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8637308858376471pt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental é a parte da educação que enfatiza a interação do indivíduo com a natureza e a sociedade visando a construção de valores, habilidades e atitudes voltadas para a conservação e preservação do meio ambiente. Este bem é de uso comum de todos que buscam qualidade de vida e sustentabilidade. O espaço escolar é responsável pelo desenvolvimento da criança em sua primeira infância e desta forma, além de uma formação crítica, deve proporcionar à criança uma consciência ambiental através de atividades desafiadoras e problematizadoras. O objetivo deste estudo foi identificar como a Educação Ambiental é percebida pelos profissionais da Educação Infantil, investigando qual o nível de conhecimento por parte deles e como o assunto é abordado na Educação Infantil. Para tal feito, foi aplicado um questionário com perguntas abertas aos educadores que trabalham em uma Creche Municipal, situada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Como resultado, pode ser concluído que os profissionais possuem entendimento e informações sobre a relevância do tema. Em se tratando da abordagem do tema, verificou-se que esta é realizada através de recursos bem variados como, por exemplo, através de brincadeiras, contações de histórias e da utilização da música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WBSantana.pdf256.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.