Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16692
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A percepção do ensino da educação ambiental por profissionais da educação Infantil: estudo de caso
Autor(es)/Inventor(es): Santana, Wania Borges de
Orientador: Seixas, Tércia Guedes
Resumo: A Educação Ambiental é a parte da educação que enfatiza a interação do indivíduo com a natureza e a sociedade visando a construção de valores, habilidades e atitudes voltadas para a conservação e preservação do meio ambiente. Este bem é de uso comum de todos que buscam qualidade de vida e sustentabilidade. O espaço escolar é responsável pelo desenvolvimento da criança em sua primeira infância e desta forma, além de uma formação crítica, deve proporcionar à criança uma consciência ambiental através de atividades desafiadoras e problematizadoras. O objetivo deste estudo foi identificar como a Educação Ambiental é percebida pelos profissionais da Educação Infantil, investigando qual o nível de conhecimento por parte deles e como o assunto é abordado na Educação Infantil. Para tal feito, foi aplicado um questionário com perguntas abertas aos educadores que trabalham em uma Creche Municipal, situada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Como resultado, pode ser concluído que os profissionais possuem entendimento e informações sobre a relevância do tema. Em se tratando da abordagem do tema, verificou-se que esta é realizada através de recursos bem variados como, por exemplo, através de brincadeiras, contações de histórias e da utilização da música.
Palavras-chave: Educação infantil
Inquéritos e questionários
Aprendizagem
Natureza
Interação social
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Dez-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTANA, Wania Borges de. A percepção do ensino da Educação Ambiental por profissionais da Educação Infantil: estudo de caso. 38 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WBSantana.pdf256.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.