Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16692
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A percepção do ensino da educação ambiental por profissionais da educação Infantil: estudo de caso
Autor(es)/Inventor(es): Santana, Wania Borges de
Tutor: Seixas, Tércia Guedes
Resumen: A Educação Ambiental é a parte da educação que enfatiza a interação do indivíduo com a natureza e a sociedade visando a construção de valores, habilidades e atitudes voltadas para a conservação e preservação do meio ambiente. Este bem é de uso comum de todos que buscam qualidade de vida e sustentabilidade. O espaço escolar é responsável pelo desenvolvimento da criança em sua primeira infância e desta forma, além de uma formação crítica, deve proporcionar à criança uma consciência ambiental através de atividades desafiadoras e problematizadoras. O objetivo deste estudo foi identificar como a Educação Ambiental é percebida pelos profissionais da Educação Infantil, investigando qual o nível de conhecimento por parte deles e como o assunto é abordado na Educação Infantil. Para tal feito, foi aplicado um questionário com perguntas abertas aos educadores que trabalham em uma Creche Municipal, situada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Como resultado, pode ser concluído que os profissionais possuem entendimento e informações sobre a relevância do tema. Em se tratando da abordagem do tema, verificou-se que esta é realizada através de recursos bem variados como, por exemplo, através de brincadeiras, contações de histórias e da utilização da música.
Materia: Educação infantil
Inquéritos e questionários
Aprendizagem
Natureza
Interação social
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Biologia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2-dic-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTANA, Wania Borges de. A percepção do ensino da Educação Ambiental por profissionais da Educação Infantil: estudo de caso. 38 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
WBSantana.pdf256.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.