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http://hdl.handle.net/11422/16701
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Martins, Tatiana da Costa | - |
dc.contributor.author | Padilha, Miriam Angeli | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T15:45:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:26Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | PADILHA, Miriam Angeli. Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16701 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo narrativo | pt_BR |
dc.subject | Deslocamento | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.title | Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Imaginar alternativas às apresentadas no ensino convencional da história da arte e na prática institucional de exposições artísticas foi a origem do presente ensaio. O texto é criado através da montagem como processo narrativo, entendendo o deslocamento enquanto eixo temático busca-se compreender por diversos caminhos as consequências de deslocar um objeto de contexto. Assim, levantamos problemas na organização de instituições culturais (museus, galerias, centros culturais, etc) e como elas servem muitas vezes a interesses que não são nem culturais nem artísticos. Nossa abordagem apoiou-se em exemplos nos escritos de Umberto Eco e Carlo Ginzburg de deslocamento das obras de arte do espaço que normalmente ocupam - esse das instituições culturais - em uma busca de ressignificado e levantando a questão, como o contexto de um objeto pode mudar o que se entende sobre ele?. E, ainda, resgatamos na obra de Georges Didi-Huberman a sua proposta de anacronismo enquanto método na história da arte. Por fim, o trabalho sustenta o poder do contexto para o sentido de um objeto, expondo a lacuna interpretativa entre a singularidade de uma obra de arte e a legitimação dos espaços que a absorvem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | História da Arte |
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