Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16701
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte
Autor(es)/Inventor(es): Padilha, Miriam Angeli
Orientador: Martins, Tatiana da Costa
Resumo: Imaginar alternativas às apresentadas no ensino convencional da história da arte e na prática institucional de exposições artísticas foi a origem do presente ensaio. O texto é criado através da montagem como processo narrativo, entendendo o deslocamento enquanto eixo temático busca-se compreender por diversos caminhos as consequências de deslocar um objeto de contexto. Assim, levantamos problemas na organização de instituições culturais (museus, galerias, centros culturais, etc) e como elas servem muitas vezes a interesses que não são nem culturais nem artísticos. Nossa abordagem apoiou-se em exemplos nos escritos de Umberto Eco e Carlo Ginzburg de deslocamento das obras de arte do espaço que normalmente ocupam - esse das instituições culturais - em uma busca de ressignificado e levantando a questão, como o contexto de um objeto pode mudar o que se entende sobre ele?. E, ainda, resgatamos na obra de Georges Didi-Huberman a sua proposta de anacronismo enquanto método na história da arte. Por fim, o trabalho sustenta o poder do contexto para o sentido de um objeto, expondo a lacuna interpretativa entre a singularidade de uma obra de arte e a legitimação dos espaços que a absorvem.
Palavras-chave: Processo narrativo
Deslocamento
Arte
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PADILHA, Miriam Angeli. Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAPadilha.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.