Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16703
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Impacto das medidas de controle da pandemia de COVID-19 na geração de resíduos plásticos: uma pesquisa com a comunidade acadêmica da UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Abrantes, Ana Claudia Costa
Orientador: Borges, Elcio Ribeiro
Coorientador: Bassin, Isabelli Dias
Resumo: A produção mundial de plástico apresentou grande crescimento nos últimos 65 anos, acelerando exponencialmente na virada do século XXI. Atualmente, o plástico está presente em diversos setores da indústria e os produtos de ciclo de vida curto representam cerca de 40% da produção mundial de plástico. O Brasil é, mesmo com a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o quarto maior produtor de lixo plástico em todo mundo. A PNRS completou dez anos no ano de 2020, avançando pouco quanto às ações para alcançar os objetivos e as metas definidas em 2010. Ainda em 2020 manifestou-se a pandemia de Covid-19. Para refrear a disseminação do vírus, foram necessárias medidas de contenção que impactaram diretamente o consumo de plástico de uso único e a reciclagem de resíduos plásticos. Nesse contexto, a presente pesquisa foi realizada objetivando-se reunir as informações acerca do impacto das medidas de controle e contenção do vírus Sars-Cov-2 na geração de resíduos plásticos. Por meio de uma revisão bibliográfica de caráter descritivo-exploratório, buscou-se identificar as principais medidas, orientações e recomendações indicadas pelos principais órgãos de saúde e sanitários, nacionais e internacionais. além da contextualização da gestão de resíduos sólidos urbanos e resíduos plásticos no período pré-pandemia. As medidas identificadas foram: distanciamento social, higienização de mãos e superfícies, não compartilhamento de objetos e utilização de máscara facial. Realizou-se um estudo de caso utilizando o método survey, os dados foram obtidos por meio da elaboração e aplicação de um questionário ao público alvo do estudo, contando com uma amostra de 225 entrevistados. Entre os principais resultados, observou-se um aumento de todos os hábitos referentes às medidas sanitárias mapeadas, com destaque para o uso de máscaras (1362,5%) e uso de álcool 70% (839,74%). A pesquisa ainda identificou que o ano de 2020 houve um crescimento de 2,4% na produção de transformados plásticos em relação a 2019, sendo a resina de PP a mais consumida. O PP é o principal material utilizado na fabricação de máscaras faciais de uso profissional e embalagens para álcool 70%. Foram descartadas 13,35 milhões de toneladas de plástico, destes apenas 8,98% foram reciclados.
Palavras-chave: Refugo de plástico
COVID-19
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::CONTROLE DA POLUICAO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 11-Mar-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ABRANTES, Ana Claudia Costa. Impacto das medidas de controle da pandemia de COVID-19 na geração de resíduos plásticos: uma pesquisa com a comunidade acadêmica da ufrj. 2022. xii, 86 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Escola de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACCAbrantes.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.