Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16711
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Passado, presente e futuro da infraestrutura escolar como tema de interesse na realidade jurídico-acadêmica do Rio de Janeiro e do Brasil
Author(s)/Inventor(s): Sousa, Matheus Rosário
Advisor: Silva, Sergio Luiz Baptista da
Abstract: Este trabalho parte das noções de Capital Cultural e Capital Social de Bourdieu para analisar e discutir as informações encontradas sobre o tema “Infraestrutura escolar” dentro das produções acadêmicas dos últimos 40 anos e dos textos jurídicos federais e regionais do Rio de Janeiro. A partir de uma pesquisa conduzida durante o ano de 2021 em algumas das principais bases de dados de dissertações nacionais e internacionais, são comparados os estados atuais do tema nos dois âmbitos a fim de compreender se, e como, a academia influencia o desenvolvimento jurídico ou vice-versa, e o que desses achados se encontram realmente em prática na realidade brasileira. Ao fim, é possível concluir que a relação entre esses dois âmbitos é de natureza democrática, mas que a evolução do tema “Infraestrutura escolar”, enquanto positiva na academia com mais espaço de análise e reflexão, se mostra com um déficit histórico dentro dos textos jurídicos e decisões legais, estabelecendo uma cisão considerável entre a demanda educacional por infraestrutura e o suporte para sua reivindicação legal pelas instituições de ensino.
Keywords: Educação
Instalações escolares
Brasil
Rio de Janeiro
Produção acadêmica
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Francês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRSousa.pdf316.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.