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http://hdl.handle.net/11422/16792
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Giambiagi, Irene | - |
dc.contributor.author | Santos, Daiane Araujo dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T17:29:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/16792 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
dc.title | Repensando o processo de alfabetização e letramento à luz das práticas literárias nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1676165553343258 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Débora Ventura Klayn | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8931676960688601 | pt_BR |
dc.description.resumo | Trabalho de caráter qualitativo e etnográfico, desenvolvida no âmbito de uma escola da rede municipal localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro - RJ, tem como objetivo principal repensar criticamente as práticas pedagógicas desenvolvidas no campo da alfabetização e do letramento com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, vislumbrando sua formação como leitoras-críticas por meio da leitura literária. Para tal, parte-se de estudos teórico-metodológicos defendidos por Irandé Antunes, Mikhail Bakhtin, Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Renilson Menegassi, Bruno Bettelheim e Magda Soares. Ao longo de seis capítulos são analisados temas relacionados à prática escolar do processo de alfabetização e letramento, resultado da busca de respostas às inquietações teóricas decorrentes da vivência realizada. Defende-se à luz da teoria um caminho discursivo a ser considerado no desenvolvimento da alfabetização e do letramento, que contempla: 1) a leitura literária como um importante instrumento para a concretização do eu-leitor-escritor; 2) a reescrita, a partir dos contos de fadas, como precursora de coautoria; 3) a partilha como parte crucial da aprendizagem. Avalia-se também que o processo de alfabetização e letramento deve ser guiado por práticas significativas e contextualizadas que promovam o protagonismo das crianças nele envolvidas, deixando de lado o aprendizado estabelecido na automação e na reprodução de pensamentos. Considera-se ainda o núcleo social em que esses alunos estão inseridos e os recursos pedagógicos dispostos como importantes elementos da prática docente. As crianças, se bem estimuladas por professores, pela família e pela escola, poderão inserir-se no mundo como pessoas críticas, responsáveis, escritoras e amantes da literatura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
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