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dc.contributor.advisorGiambiagi, Irene-
dc.contributor.authorSantos, Daiane Araujo dos-
dc.date.accessioned2022-05-03T17:29:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:46Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16792-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.titleRepensando o processo de alfabetização e letramento à luz das práticas literárias nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1676165553343258pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Débora Ventura Klayn-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8931676960688601pt_BR
dc.description.resumoTrabalho de caráter qualitativo e etnográfico, desenvolvida no âmbito de uma escola da rede municipal localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro - RJ, tem como objetivo principal repensar criticamente as práticas pedagógicas desenvolvidas no campo da alfabetização e do letramento com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, vislumbrando sua formação como leitoras-críticas por meio da leitura literária. Para tal, parte-se de estudos teórico-metodológicos defendidos por Irandé Antunes, Mikhail Bakhtin, Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Renilson Menegassi, Bruno Bettelheim e Magda Soares. Ao longo de seis capítulos são analisados temas relacionados à prática escolar do processo de alfabetização e letramento, resultado da busca de respostas às inquietações teóricas decorrentes da vivência realizada. Defende-se à luz da teoria um caminho discursivo a ser considerado no desenvolvimento da alfabetização e do letramento, que contempla: 1) a leitura literária como um importante instrumento para a concretização do eu-leitor-escritor; 2) a reescrita, a partir dos contos de fadas, como precursora de coautoria; 3) a partilha como parte crucial da aprendizagem. Avalia-se também que o processo de alfabetização e letramento deve ser guiado por práticas significativas e contextualizadas que promovam o protagonismo das crianças nele envolvidas, deixando de lado o aprendizado estabelecido na automação e na reprodução de pensamentos. Considera-se ainda o núcleo social em que esses alunos estão inseridos e os recursos pedagógicos dispostos como importantes elementos da prática docente. As crianças, se bem estimuladas por professores, pela família e pela escola, poderão inserir-se no mundo como pessoas críticas, responsáveis, escritoras e amantes da literatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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