Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/16792
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Repensando o processo de alfabetização e letramento à luz das práticas literárias nos anos iniciais do ensino fundamental |
Author(s)/Inventor(s): | Santos, Daiane Araujo dos |
Advisor: | Giambiagi, Irene |
Abstract: | Trabalho de caráter qualitativo e etnográfico, desenvolvida no âmbito de uma escola da rede municipal localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro - RJ, tem como objetivo principal repensar criticamente as práticas pedagógicas desenvolvidas no campo da alfabetização e do letramento com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, vislumbrando sua formação como leitoras-críticas por meio da leitura literária. Para tal, parte-se de estudos teórico-metodológicos defendidos por Irandé Antunes, Mikhail Bakhtin, Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Renilson Menegassi, Bruno Bettelheim e Magda Soares. Ao longo de seis capítulos são analisados temas relacionados à prática escolar do processo de alfabetização e letramento, resultado da busca de respostas às inquietações teóricas decorrentes da vivência realizada. Defende-se à luz da teoria um caminho discursivo a ser considerado no desenvolvimento da alfabetização e do letramento, que contempla: 1) a leitura literária como um importante instrumento para a concretização do eu-leitor-escritor; 2) a reescrita, a partir dos contos de fadas, como precursora de coautoria; 3) a partilha como parte crucial da aprendizagem. Avalia-se também que o processo de alfabetização e letramento deve ser guiado por práticas significativas e contextualizadas que promovam o protagonismo das crianças nele envolvidas, deixando de lado o aprendizado estabelecido na automação e na reprodução de pensamentos. Considera-se ainda o núcleo social em que esses alunos estão inseridos e os recursos pedagógicos dispostos como importantes elementos da prática docente. As crianças, se bem estimuladas por professores, pela família e pela escola, poderão inserir-se no mundo como pessoas críticas, responsáveis, escritoras e amantes da literatura. |
Keywords: | Alfabetização Letramento Leitura Literatura infanto-juvenil |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 19-Dec-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DASantos.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.