Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/16792
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Repensando o processo de alfabetização e letramento à luz das práticas literárias nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Daiane Araujo dos
Tutor: Giambiagi, Irene
Resumen: Trabalho de caráter qualitativo e etnográfico, desenvolvida no âmbito de uma escola da rede municipal localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro - RJ, tem como objetivo principal repensar criticamente as práticas pedagógicas desenvolvidas no campo da alfabetização e do letramento com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, vislumbrando sua formação como leitoras-críticas por meio da leitura literária. Para tal, parte-se de estudos teórico-metodológicos defendidos por Irandé Antunes, Mikhail Bakhtin, Emilia Ferreiro, Ana Teberosky, Renilson Menegassi, Bruno Bettelheim e Magda Soares. Ao longo de seis capítulos são analisados temas relacionados à prática escolar do processo de alfabetização e letramento, resultado da busca de respostas às inquietações teóricas decorrentes da vivência realizada. Defende-se à luz da teoria um caminho discursivo a ser considerado no desenvolvimento da alfabetização e do letramento, que contempla: 1) a leitura literária como um importante instrumento para a concretização do eu-leitor-escritor; 2) a reescrita, a partir dos contos de fadas, como precursora de coautoria; 3) a partilha como parte crucial da aprendizagem. Avalia-se também que o processo de alfabetização e letramento deve ser guiado por práticas significativas e contextualizadas que promovam o protagonismo das crianças nele envolvidas, deixando de lado o aprendizado estabelecido na automação e na reprodução de pensamentos. Considera-se ainda o núcleo social em que esses alunos estão inseridos e os recursos pedagógicos dispostos como importantes elementos da prática docente. As crianças, se bem estimuladas por professores, pela família e pela escola, poderão inserir-se no mundo como pessoas críticas, responsáveis, escritoras e amantes da literatura.
Materia: Alfabetização
Letramento
Leitura
Literatura infanto-juvenil
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 19-dic-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Literaturas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DASantos.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.