Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/16834
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Nysia Oliveira de-
dc.contributor.authorMendonça, Louise Almeida Pinto de-
dc.date.accessioned2022-05-12T20:16:28Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:28Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Louise Almeida Pinto de. Serviço de referência virtual nas bibliotecas de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no estado do Rio de Janeiro durante a pandemia. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/16834-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço de referênciapt_BR
dc.subjectInstituições públicaspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (Estado)pt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleServiço de referência virtual nas bibliotecas de instituições federais de ensino superior (IFES) no estado do Rio de Janeiro durante a pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2756978802063379pt_BR
dc.contributor.referee1Zattar, Marianna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001696745454196pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Robson Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583404045542322pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa possuiu o objetivo de identificar quais são os serviços de referência virtuais oferecidos nas instituições de Ensino Superior no estado do Rio de Janeiro durante o período de pandemia. Discorreu a respeito do impacto das tecnologias da sociedade atual e como isto influenciou na adaptação à nova realidade durante a pandemia. Possuiu como objetivos identificar e analisar os serviços de referência virtual desenvolvidos pelos(as) bibliotecários(as) durante a pandemia. Para isso, apresentou no referencial teórico histórico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o Serviço de Referência e as bibliotecas universitárias. Foi utilizado questionário como instrumento de coleta de dados, o qual foi enviado para os sistemas de bibliotecas. Como resultado, percebe-se que houve um aumento do uso de Serviço de Referência Virtual (SRV) pelas bibliotecas durante a pandemia, no qual predomina o uso de e-mail, videoconferência e chat. Considera-se que o SRV está em constante expansão através do uso de tecnologias e do trabalho dos bibliotecários e que deve haver parcerias entre os diversos funcionários e as administrações de bibliotecas para continuar a promoção de SRV com qualidade aos usuários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAPMendonça.pdf413.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.