Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/16834
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Serviço de referência virtual nas bibliotecas de instituições federais de ensino superior (IFES) no estado do Rio de Janeiro durante a pandemia
Autor(es)/Inventor(es): Mendonça, Louise Almeida Pinto de
Orientador: Sá, Nysia Oliveira de
Resumo: Esta pesquisa possuiu o objetivo de identificar quais são os serviços de referência virtuais oferecidos nas instituições de Ensino Superior no estado do Rio de Janeiro durante o período de pandemia. Discorreu a respeito do impacto das tecnologias da sociedade atual e como isto influenciou na adaptação à nova realidade durante a pandemia. Possuiu como objetivos identificar e analisar os serviços de referência virtual desenvolvidos pelos(as) bibliotecários(as) durante a pandemia. Para isso, apresentou no referencial teórico histórico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o Serviço de Referência e as bibliotecas universitárias. Foi utilizado questionário como instrumento de coleta de dados, o qual foi enviado para os sistemas de bibliotecas. Como resultado, percebe-se que houve um aumento do uso de Serviço de Referência Virtual (SRV) pelas bibliotecas durante a pandemia, no qual predomina o uso de e-mail, videoconferência e chat. Considera-se que o SRV está em constante expansão através do uso de tecnologias e do trabalho dos bibliotecários e que deve haver parcerias entre os diversos funcionários e as administrações de bibliotecas para continuar a promoção de SRV com qualidade aos usuários.
Palavras-chave: Serviço de referência
Instituições públicas
Ensino superior
Biblioteca universitária
Rio de Janeiro (Estado)
Pandemias
COVID-19
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Fev-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MENDONÇA, Louise Almeida Pinto de. Serviço de referência virtual nas bibliotecas de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no estado do Rio de Janeiro durante a pandemia. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAPMendonça.pdf413.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.